FENACAT

 (11) 2203-3257

Rua Manoel Corazza, 12
Centro - SBC - SP
CEP: 09720-320

FENACAT Info
Clique para baixar
FENACAT INFO


 

1º Encontro Nacional das Associações e
Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores

Representantes de associações, cooperativas de transportes e caminhoneiros discutem temas de interesse comum

FENACAT

Nos dias 13 e 14 de dezembro aconteceu em São Paulo o I Encontro Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores. O evento reuniu cerca de 60 presidentes e diretores das principais associações e cooperativas de transportes e caminhoneiros de todo o País para discutir assuntos de interesse do setor como: aspectos jurídicos e financeiros (o reflexo do atual momento econômico do país, por exemplo). Também foram discutidos quais as principais melhorias e benefícios a serem conquistados e como criar uma integração entre aqueles que atuam nesta área.

Foram realizadas palestras que abordaram entre outros temas a segurança e a redução de perdas em transportes. Segundo Fernando Lino Maia, presidente da As-sociação Paulista de Assistência ao Caminhoneiro o resultado do evento foi além do esperado. “Reunimos um bom número de participantes para trocar conhecimentos e o saldo positivo desse evento certamente foi a predisposição do setor em comparecer com o mesmo objetivo: discutir melhorias e detectar eventuais problemas, todos unidos com o firme propósito em atender as associações e cooperativas de caminhoneiros e transportadores”. Uma coisa é certa: estas questões são muito amplas e continuarão em discução em um próximo encontro a ser realizado no ano que vem, no mês de maio, em Belo Horizonte.

FENACAT

O ponto alto do evento foi a proposta de criar uma associação nacional de cooperativas de caminhões e transportadores, algo inédito no Brasil. Esta entidade deverá reunir e regulamentar todas as associações. Ou seja, hoje há algo em torno de 60 associações no país (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo entre outros estados), sendo cada uma delas regida por estatuto próprio. Com a criação de uma Associação Nacional, com um único estatuto beneficiando a todos os caminhoneiros, transporadoras e a logística, aí em todos os sentidos, só tem a beneficiar o país.

Investir no aprimoramento é importante para qualquer profissional e com os caminhoneiros não pode ser diferente.

Um dos temas tratados durante o encontro Nacional foi: “O elemento humano como fator de sucesso”. Na palestra, realizada por Elder Serraglio, diretor da Jaguar Transporte e Logística, foi destacada a importância de se investir na capacitação para melhoria do rendimento profissional dos caminhoneiros. Afinal, os caminhões também evoluem e seus motoristas precisam acompanhar estas mudanças para saber lidar com eventual problema mecânico na estrada. “Muitas empresas não fazem a manutenção adequada dos veículos e quem arca com as conseqüên- cias é quem dirige”, diz Elder Serraglio, presidente da Jaguar.

FENACAT

Há um ano, a Jaguar em parceria com a Scânia criou o Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento para Motoristas, CTAM, na sede da empresa em Cajamar. No curso, os motoristas da empresa aprendem como obter o melhor rendimento possível, a chamada condução econômica para operar o caminhão de forma correta. “Obtivemos uma redução de 21% ao mês no consumo de combustível o que corrensponde a R$ 50 mil”, afirma Elder Serraglio. Há quatro meses a empresa decidiu abrir as portas do CTAM para motoristas de caminhão de outras empresas e autônomos. O curso dura 4 dias e custa R$ 800.

Outros temas abordados nos dois dias do evento, foram: Pessoa Jurídica de Direito Privado sem fins lucativos (Cooperativas e Associações) com palestra do Dr. Maurício Amato, Evolução das Associações de Caminhoneiros, Transportadores e Cooperativa de Cargas no Brasil, com cases da Atrac e Coopercarga e palestras de Domingos castro (Atrac) e Laudino Garcia (Coopercarga), Cenário Econômico - Reflexos nas Associações e Cooperativas, com palestra de Fernando Brandão do BNDES, Redução e Perdas em Transportes, palestra do Cel. Ricardo Jacob, Aspectos Tecnológicos para Gestão de Frota e Solução em Gerenciamento Remoto, com palestra de Edgar Ju- nior, Rastreamento de Veículos Roubados com palestra de Roberto Videira e Integração das Associações e Cooperativas em Âmbito Nacional com Fernando Lino da ASSPAC, expondo todos os pontos.


O encontro foi uma iniciativa da Amato Filho Advogados.


http://www.primeiramao.com.br/editorial/transposhop/editorial_evento04.asp


Retorna

FENACAT - Todos os direitos reservados                                                                                                                                                                                                                  Design by: Immaginare