FENACAT

 (11) 2203-3257

Rua Manoel Corazza, 12
Centro - SBC - SP
CEP: 09720-320

FENACAT Info
Clique para baixar
FENACAT INFO


 

Sossella propõe audiência pública para discutir questões da atividade de transporte de carga

FENACAT
Sossella entrega requerimento na Comissão de Serviços Públicos

O deputado Gilmar Sossella (PDT), propõe uma audiência pública para debater o reconhecimento legal da atividade da Associação dos Transportadores de Cargas Gerais Ltda e da Cooperativa de Transporte de Cargas Geral Ltda – COORAL, do município de Marau, com a participação das demais associações e cooperativas do setor.

A COORAL foi criada em novembro de 2001 por um grupo de transportadores autônomos, de Marau e região. Parte de seus associados criaram a Associação dos Transportadores de Cargas Gerais, que congrega atualmente 103 transportadores, proprietários de aproximadamente 840 unidades, considerados cavalo-trator e semi-reboque. Ambas possuem fins econômicos não lucrativos e de natureza civil. <

A Associação tem como objetivo, a criação de um “fundo de auxílio, em moeda corrente nacional, para a cobertura de sinistros, envolvendo os veículos de transportes e cargas dos associados. Esse fundo evitaria o gasto com contrato de seguro para cobertura de danos e furto/roubo, que custa entre 10% e 15% do valor do veículo segurado, por ano. Além do que, ocorrendo o sinistro, o segurado enfrenta um processo de regulação lento e complicado, recebendo o valor da cobertura num prazo médio de 90 dias.

Considerando esse fato, a Entidade criou o “Grupo de Rateio de Risco”, onde o associado adere e, em caso de acidente, a Entidade auxilia o associado cobrindo total ou parcialmente o dano sofrido. Caso não haja sinistro, o valor final do exercício é devolvido.

Segundo a Associação e a Cooperativa, as atividades de associação e cooperação têm demonstrado que esta é a forma mais adequada e correta para enfrentar as adversidades do mercado, permitindo assim aos associados e cooperados trabalharem de forma unida, como único modo de não sucumbirem às dificuldades que se apresentam.

O pedido de audiência foi protocolado nesta quinta-feira (22), junto a Comissão de Serviços Públicos, presidida pelo deputado Fabiano Pereira.

O ato foi acompanhado pelos representantes da direção da COORAL, presidente Diógenes Dias dos Santos, vice-presidente Adriano Dalla Corte, e o conselheiro, Fábio Zanella. Também estiveram presentes o presidente da FENACAT – Federação Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores, Luiz Carlos Neves, e a assessora Jurídica, Virgínia Laira.

No ato, Sossella afirmou que “Entendemos a importância das associações e cooperativas deste gênero que, de maneira solidária, buscam alternativas para manter e ampliar milhares de empregos e ao mesmo tempo, contribuir com o desenvolvimento do setor”, disse.

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e JusBrasil Notícias


Retorna

FENACAT - Todos os direitos reservados                                                                                                                                                                                                                  Design by: Immaginare