FENACAT

 (11) 2203-3257

Rua Manoel Corazza, 12
Centro - SBC - SP
CEP: 09720-320

FENACAT Info
Clique para baixar
FENACAT INFO


 

Seguradoras investem contra associações de caminhoneiros

Grupos formados para ressarcir prejuízos com batidas e roubos são condenados pela Justiça.
LUCIANO ALVES PEREIRA

FENACATConsta que o consórcio, como meio de aquisição de bens de consumo duráveis, começou no Banco do Brasil. Os estáveis funcionários da estatal tinham tempo de sobra para divagações extratrabalho... A boa ideia empinou, foi regulamentada e ganhou o mercado. Não sem antes ter imposto pesados prejuízos aos participantes de grupos que tropeçaram. Mais recentemente, os caminhoneiros autônomos, de forma intensa, enveredaram por caminho idêntico, fugindo às léguas do prêmio do seguro de caminhões, que, no Brasil, é dos mais caros do mundo. No caso, a cobertura foi contra roubo e colisão, que se tornaram cada vez mais frequentes.

O jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, publicou no dia 15 de novembro, que a ideia de agrupar pessoas para a formação de um fundo ocorreu em 2004, entre cegonheiros da Fiat, em Betim. O grupo recolhia contribuições mensais, no estilo ‘ação entre amigos’, para fazer frente aos eventuais prejuízos das andanças com os caminhões.

No entanto, há registro anterior, publicado pela Revista Veículo, em maio de 1993. Em Martinho Campos, uma cidade mineira a 200 quilômetros da capital, salvou o autônomo José Nilson da Silva da derrocada. Seu Mercedes amarelo, ano 1963 puxava pedra ardósia da vizinha Papagaios e, em São Paulo, foi furtado no Posto Zabeu, situado na Marginal Tietê. O desespero tomou conta do estradeiro, que viu o seu sofrimento reverter com a iniciativa dos conterrâneos Jacinto Dias dos Santos, Wander Lúcio Costa, José Henrique e outros. Eles abriram uma lista de contribuições e arrecadaram CR$ 300 milhões, no dinheiro desvalorizado de março de 1993. José Nilson foi a Patos de Minas e comprou outro Mercedes, também amarelo. A boa experiência mostrou o caminho das associações, hoje bem disseminadas.

Mas o sucesso do círculo fechado – que nada mais é do que o fruto da união classista – está incomodando os bancos. Depois de processos propostos na Justiça pela Superintendência de Seguros privados (Susep), apareceram em agosto as primeiras condenações “envolvendo entidade que opera em São José dos Campos (SP)”. No entendimento da Susep, diz o jornal mineiro, “cooperativas, associações, clubes entre caminhoneiros são entidades que se fazem passar por seguradoras e comercializam seguros de veículos travestidos de proteção automotiva”.

Por bênção divina, a Susep não tem poderes de fechar “as associações flagradas no comércio irregular de seguros”, mas a denúncia foi feita junto ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal. Foi lavrada multa de R$ 53 milhões contra a Associação dos Transportadores de Carga Geral, de Maraú (RS). A acusação é de haver formado clubes de seguros entre caminhoneiros.

Reforçando as intenções do governo, Sandra Kiefer, autora da reportagem da página 14, chega a tomar partido: “A Susep não diz isso com todas as letras, mas quer acabar com as entidades que atuam no mercado paralelo ao das seguradoras. Por lei, toda atividade que capta dinheiro do público precisa de lastro e ser controlada pelo Estado”. Sandra refere-se à necessidade de provisões, reservas e aplicações financeiras. Só não cita o lucro exorbitante das seguradoras -- leia-se bancos --, no caminho oposto das associações, que trabalham com a rotina de mensalidades e rateio.

Pelo percebido, o universo de pequeno transportadores e autônomos está vigilante, mas preocupado com mais um atentado chapa-branca. Impõe-se união e indignação, resguardando o seu direito de defesa frente ao mais indecente oligopólio armado no país e que desonra a pátria amada com a taça dos juros mais elevados do planeta.

Fonte: Revista Carga Pesada


Retorna

FENACAT - Todos os direitos reservados                                                                                                                                                                                                                  Design by: Immaginare