FENACAT

 (11) 2203-3257

Rua Manoel Corazza, 12
Centro - SBC - SP
CEP: 09720-320

FENACAT Info
Clique para baixar
FENACAT INFO


 

Organização financeira ajuda caminhoneiro a ganhar mais

Manter as contas em dia é fundamental para que o caminhoneiro possa engordar seus rendimentos, planejar a compra de uma casa ou de um caminhão novo e enfrentar os meses em que o volume de contas é superior ao dinheiro a receber.

Para os transportadores autônomos, os desafios para manter o equilíbrio financeiro são ainda maiores, afinal, a renda varia bastante de mês a mês. “Na prática, o caminhoneiro precisa se planejar financeiramente para poder estar sempre em dia com seus compromissos, organizando assim seus recebimentos para honrar suas contas durante o mês”, diz o vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat), Arlison Oliveira.

Por isso, organização das despesas e receitas é essencial para pagar todas as contas e ainda guardar um pouco de dinheiro. “Um controle do orçamento doméstico (quanto ganha e quanto gasta por mês) é essencial para os profissionais liberais, que possuem ganhos mensais variáveis”, ensina o professor Elisson de Andrade, especialista em finanças pessoais.

A primeira dica é fazer o controle diário das despesas em um caderno, anotando até mesmo os menores valores. Dessa maneira, é possível saber exatamente onde é gasto o dinheiro. “Além disso, é uma forma de conseguir prever e controlar os gastos nos meses seguintes”, diz Andrade. “Assim, é possível obter maior rentabilidade com base no seu faturamento mensal, sabendo quanto terá de despesas fixas e variáveis ao longo dos meses”, completa Oliveira.

Imprevistos têm custos
No entanto, os caminhoneiros têm uma peculiaridade em relação a outros profissionais liberais: as surpresas da estrada. “No dia a dia do trabalho, encontram muitas dificuldades, principalmente com os altos custos de manutenção do veículo, diesel e cargas de retorno, que nem sempre estão disponíveis, ficando, assim, reféns de qualquer frete para retornar ao seu ponto de partida”, relata Oliveira. Por isso, Andrade recomenda a separação de um fundo de reserva mensal para emergências. “Podem ser uma despesa inesperada ou uma diminuição abrupta dos serviços. O fundo é importante para não entrar em dívidas”, explica o especialista em finanças pessoais.

Mas Oliveira, da Fenacat, diz que também é possível prevenir as eventualidades. “O maior erro de um caminhoneiro é a falta de planejamento na manutenção do caminhão, ocasionando maiores perdas futuras e aumentando seu risco dentro do negócio”, afirma. Por isso, deve-se fazer todas as revisões e seguir as orientações do fabricante. Afinal, caminhão parado não ganha frete. Já Andrade aconselha a fugir dos supérfluos durante as viagens, mantendo a estabilidade dos gastos e evitando comprometer a formação do fundo de reserva.

O cuidado com as contas também passa pelo planejamento de dívidas, como a aquisição de um novo caminhão. O mercado oferece taxas de juros competitivas e um veículo novo melhora o desempenho e reduz o risco de problemas que interrompam a viagem, mas é preciso tomar cuidado para não atrasar as prestações. “O caminhoneiro, antes de assumir um compromisso de compra de caminhão financiado, deve contar com cargas fixas que tenham fretes com valores que possam comportar o pagamento das parcelas, sem deixar de pagar suas contas habituais”, recomenda Oliveira.

Algumas dicas para não se perder nas contas:

  • Anote todas as despesas do mês em um caderno, separando as contas domésticas e as relacionadas ao caminhão e às viagens.
  • Anote também todas as receitas do mês.
  • Após o primeiro mês, já será possível perceber quanto se gasta e quanto se ganha. Em três meses, já é possível perceber as variações nas despesas e nas receitas.
  • A partir desse valor, deve-se calcular o fundo de reserva. A maioria dos especialistas recomenda que o saldo do fundo seja capaz de cobrir pelo menos seis meses de despesas.
  • É importante ter também um fundo de reserva especial para os imprevistos do caminhão. Mantenha duas contas: uma para a família e outra para o trabalho.
  • Antes de assumir um financiamento, tenha certeza de que poderá pagar as parcelas mensais sem dificuldades. Para isso, é importante ter uma renda fixa, como fretes já contratados por um determinado período.
  • Cartola – Agência de Conteúdo
    Especial para o Terra


    Confira dicas para manter as contas em dia
    Clique nas fotos para ampliar
    Fenacat Fenacat
    É importante manter anotações de todas as despesas, separando as domésticas e as referentes ao caminhão. Também é preciso manter uma planilha com as receitas de todos os meses.
    Fenacat Fenacat
    É importante guardar recursos para imprevistos como o conserto do motor. O controle das contas ajuda a planejar a compra de um novo caminhão.
    Fenacat
    Monitoramento dos gastos é importante para saber o peso de cada tipo de despesa, como o combustível.

    Retorna

FENACAT - Todos os direitos reservados                                                                                                                                                                                                                  Design by: Immaginare