FENACAT

 (11) 2203-3257

Rua Manoel Corazza, 12
Centro - SBC - SP
CEP: 09720-320

FENACAT Info
Clique para baixar
FENACAT INFO


 

Projeto que facilita a proteção patrimonial a caminhoneiros recebe parecer favorável de Vital do Rêgo

Fenacat

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) emitiu parecer favorável ao projeto de lei que facilita a proteção de patrimônio para caminhoneiros. O Projeto de Lei do Senado nº 356 de 2012 (PLS 356/2012) assegura aos transportadores de cargas e pessoas o direito de organização em associação, permitindo a criação de fundo cujos recursos sejam destinados à prevenção e reparação de danos causados por acidentes, incêndio e furto. A matéria é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), e conta com a relatoria de Vital do Rêgo.

Em apelo formulado pela Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores – FENACAT, a categoria argumenta que o maior problema enfrentado pelos caminhoneiros é a insegurança nas estradas. Furtos e roubos de carga e de caminhões afligiriam as empresas transportadoras, os caminhoneiros autônomos e suas famílias. Para complicar ainda mais a situação, seria cada vez mais difícil fazer um seguro para caminhões. As seguradoras se recusariam a segurar valores impossíveis de serem pagos pelos motoristas autônomos.

"O prêmio a ser pago, quando do aceite do seguro, extrapola, na maioria dos casos, a capacidade econômica do caminhoneiro, inviabilizando sua contratação e, por via de consequência, a exploração autônoma da atividade de transporte de cargas", avaliou Vital do Rêgo, defendendo a criação de fundo em associação da categoria.

Em seu parecer, Vital acrescenta emendas ressalvando que "grupos restritos de ajuda mútua" não devem ser tratados como seguros, e portanto os serviços de proteção oferecidos pelas associações da FENACAT podem ser prestados independentemente de autorização ou fiscalização das autoridades reguladoras das modalidades de seguros.

A matéria se encontra na Comissão de Constituição de Justiça, a qual Vital preside, em caráter terminativo. O projeto deve ser apreciado pela comissão em breve.

Fonte: Senador Vital do Rêgo
Senador Vital do Rêgo


Retorna

FENACAT - Todos os direitos reservados                                                                                                                                                                                                                  Design by: Immaginare