Categorias
Sem categoria

9 dicas para se preparar para viagens de longa distância

Você está prestes a pegar a estrada, mas não sabe como começar a se organizar para fazer uma viagem tranquila e segura? Acompanhe este artigo e conheça 9 dicas para se preparar para viagens de longa distância.

As viagens de longa distância representam maiores ganhos para os caminhoneiros, mas se não forem planejadas com cuidado e antecedência, podem se transformar em uma fonte de problemas e até mesmo prejuízos.

Se você está prestes a fazer uma dessas viagens, vale a pena acompanhar este artigo e conhecer 9 dicas para se preparar para viagens de longa distância. Assim, além de garantir um bom faturamento, você terá uma viagem segura e tranquila.

Conheça 9 dicas para se preparar para viagens de longa distância

1.     Defina o itinerário

O primeiro passo para que sua viagem de longa distância seja segura e realmente sem prejuízos é definir o itinerário, especialmente se você for para um local que ainda não conhece.

Isso lhe ajudará a planejar a rota, definir as paradas para abastecimento, alimentação e descanso, e principalmente evitar perigos. Afinal, o maior índice de roubos de caminhões e cargas acontece nas paradas.

2.     Faça uma revisão completa

Procure um mecânico de confiança e solicite uma revisão completa no caminhão, dando atenção não apenas para o motor e outras questões mecânicas, como também para os todos os pneus e estepes, filtros e fluidos, freios, parte elétrica, tanque, limpadores e o que mais achar necessário.

Lembre-se que, quanto melhor estiver a condição geral do seu caminhão, maiores serão as chances de evitar problemas na estrada e até mesmo acidentes.

3.     Planeje sua alimentação

É comum que em longas viagens as paradas não sejam tão frequentes, então prepare a sua alimentação para esse período, e não se esqueça da água.

Lembre-se de que uma pessoa bem alimentada, além de ter um melhor desempenho ao volante, garante uma boa saúde, o que é muito importante quando se trabalha por conta própria.

4.     Confira toda a documentação

Dê uma atenção especial também para toda a documentação necessária, tanto a sua documentação pessoal, como a do veículo e da carga.

Isso lhe poupará possíveis problemas com fiscalizações fazendárias ou policiais. Veja se está tudo em ordem e dentro dos prazos de vencimentos.

5.     Garanta a sua segurança

Imprevistos acontecem o tempo todo, por isso, é importante se precaver deles contando com um seguro de caminhão. Se você já tem um, verifique se as coberturas estão vigentes e considere contar com um seguro de carga.

Se não tiver, procure um corretor especializado e conheça melhor as possibilidades que esse serviço pode oferecer. Esse serviço lhe ajudará a resolver questões como colisões, troca de pneus, reparos de vidros e muito mais.

valor do seguro do caminhão pode variar bastante conforme o veículo que tiver e seu perfil, podendo ficar entre R$ 3.000 e R$ 15.000, em média, mas não sendo uma regra, custando mais ou menos também.

6.     Fique atento a arrumação da carga

Será sua responsabilidade fazer com que a carga chegue em perfeito estado em seu destino. Portanto, não se acanhe na hora de acompanhar a arrumação dela no caminhão e se certificar de que está tudo corretamente posicionado, preso e com o peso bem distribuído dentro da carreta.

7.     Evite o tédio e a sonolência

O tédio é um dos maiores problemas em viagens de longa distância. Em alguns casos ele é, inclusive, o responsável por acidentes, visto que, junto com ele vem o sono. Por isso, prepare maneiras de evitá-lo.

Para isso, você pode preparar longas e várias playlists com suas músicas preferidas. Outra boa dica para evitar o tédio é planejar paradas a cada duas horas, para esticar as pernas, se alongar, isso ajudará a estimular a sua circulação sanguínea e espantar o sono e o cansaço.

8.     Cuide do seu conforto ao volante

Muitos motoristas não se preocupam com isso, mas quanto mais confortável e bem acomodado você estiver ao volante, melhor será seu desempenho e menores serão as chances de você ter problemas com dores nos ombros, braços, costas etc.

Por isso, veja o estado do seu banco, se ele está ergonomicamente adaptado para você e se outras questões que garantirão seu conforto, como ventilação, por exemplo, estão funcionando corretamente. Tenha em mente que, quanto melhor for sua condição de trabalho, melhor este será executado.

9.     Companhia na boleia

Alguns motoristas costumam viajar acompanhados, sejam por ajudantes, parceiros de trabalho, ou mesmo suas companheiras. Se este é o seu caso, não se esqueça de incluí-los em todo o planejamento já mencionado aqui.

Garanta a sua companhia, alimentação, conforto, segurança e não se esqueça de verificar se seus documentos pessoais também estão em ordem.

Agora que você conhece as 9 dicas para se preparar para viagens de longa distância, será bem mais simples começar a planejar a sua próxima viagem e garantir apenas bons lucros.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2020/10/9-dicas-para-se-preparar-para-viagens-de-longa-distancia/