Categorias
Sem categoria

Ambev faz acordo com startup para a produção de caminhões elétricos

A companhia fechou parceria com a Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) para a compra de 1 mil caminhões elétricos

A Ambev fechou parceria com a startup Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) para a compra de 1 mil caminhões elétricos. A startup foi uma das finalistas do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019. O valor do investimento foi mantido em sigilo pelas companhias.

Para desenvolver o projeto da Ambev, a FNM fez um contrato de cooperação técnica e industrial com a Agrale. A entrega de toda a frota está prevista para ser concluída até o fim de 2023. Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 representará corte de 126 mil quilos de gases de efeito estufa por ano em relação aos caminhões movidos a combustível fóssil.

O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia. A recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380Volts nos centros de distribuição da Ambev, que já operam com energia solar. Após testes na sede da fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar.

A Ambev já tinha um acordo de intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A substituição da frota (atualmente de 5,3 mil veículos) por caminhões movidos a energia limpa faz parte dos planos da Ambev de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 25% até 2025. Com esse acordo, a Ambev já contratou metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até 2023, com emissão zero de carbono.

De acordo com a companhia, o caminhão FNM vem 100% conectado aos sistemas de tecnologia da Ambev, trazendo em tempo real as informações de rota e performance para a área de monitoramento da empresa e informações como trânsito, trajetos e características do cliente. O veículo também possui tecnologias de segurança, como um sistema anticolisão com inteligência artificial e câmeras integradas.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/01/21/ambev-faz-acordo-com-startup-para-a-producao-de-caminhoes-eletricos.ghtml