Categorias
Sem categoria

“Não será por falta de caminhoneiros que o Brasil irá parar”, diz fundador da TruckPad

O setor de transporte de cargas foi afetado pela pandemia do novo coronavírus

O setor de transporte de cargas sofreu o impacto da pandemia de coronavírus. Mesmo assim, Carlos Mira, fundador e CEO da TruckPad, acredita que o desabastecimento por falta de caminhões não deve ocorrer. Fundada em 2013, a startup conecta caminhoneiros e transportadoras e conta com 500 mil profissionais cadastrados em sua plataforma. 

Segundo Mira, 100% dos caminhoneiros entrevistados pela startup afirmaram que estão disponíveis para trabalhar. “Quando a quarentena começou, havia uma preocupação com a disposição desses profissionais”, afirma o CEO. “Depois de realizarmos a pesquisa, constatamos que não será por falta de caminhoneiros que o Brasil irá parar.”

De acordo com levantamento feito pela empresa, 90% das mais de 1 mil transportadoras cadastradas na plataforma tiveram queda no movimento. O estudo também aponta que 50% das empresas consultadas registraram uma queda acentuada de 40% na demanda por transportes.

Apesar da baixa demanda no recorte geral, a pesquisa da TruckPad mostrou que as empresas que fazem transporte de atacadistas e supermercados aumentaram em 20% seu movimento. “O agronegócio continua a todo o vapor, sem quedas”, afirma Mira. 

Outro dado da pesquisa mostra que as empresas especializadas em entregas em bairros, as chamadas last mile, tiveram uma explosão de demanda. Além disso, os deliverys de supermercados de bairros também tiveram aumento, chegando a 500%.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

Segundo o CEO da TruckPad, a falta de serviços e infraestrutura ao longo das estradas no início da pandemia foi um dos principais desafios para os caminhoneiros, uma vez que atividades de comércio, assistência técnica automotiva, alimentação e repouso permaneciam fechadas até o final de abril devido às medidas quarentena. 

Em um cenário pós-pandemia, Carlos Mira acredita que uma tendência forte para setor será a digitalização do transporte relacionado a atividades logísticas. “Mesmo com a crise, a TruckPad continua crescendo”, afirma. “Com a pandemia, mostramos que não é preciso ir até os terminais de carga para localizar um caminhoneiro. É possível fazer isso por meio de um smartphone ou computador.”

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Startup/noticia/2020/06/nao-sera-por-falta-de-caminhoneiros-que-o-brasil-ira-parar-diz-fundador-da-truckpad.html