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Os lançamentos de caminhões no Brasil em 2021

Os lançamentos de caminhões em 2021 já são esperados , especialmente porque o ano é marcado pela Fenatran e muitas inovações tecnológicas estão previstas

Em 2020, o mercado registrou importantes lançamentos de caminhões. Os novos DAF XF e Mercedes-Benz Actros, além do Volkswagen Meteor e da linha de elétricos da JAC são alguns exemplos. Mas, como a promessa é de um 2021 ainda melhor, a indústria já prepara novidades. Ao mesmo tempo, os clientes aguardam ansiosos elos lançamentos. Ainda mais porque haverá o Salão Internacional de Transportes (Fenatran). O maior evento do setor na América Latina está marcado para ocorrer de 18 a 22 de outubro.

Além disso, o salão não terá apenas caminhões. Ou seja, as novidades incluem muitas tecnologias. Em outras palavras, haverá novos modelos elétricos e com motores a gás. Ao mesmo tempo, algumas das estreias marcarão a entrada de fabricantes em segmentos em que não atuavam no Brasil.

Lançamentos de caminhões em 2021 por marca

DAF, por exemplo, confirmou que trará o CF. O novo caminhão terá o mesmo motor a diesel e as tecnologias da linha que roda na Europa. E, assim como ocorreu com o XF, modelo premium da DAF, o CF será menos poluente. Nesse sentido, já atende as normas de emissões do Euro 6. Bem como será dotado de vários sistemas eletrônicos modernos.https://7fde639816c2d4e6531e2275e04e2495.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Os primeiros modelos da linha CF vão ser cavalos mecânicos. A DAF quer entrar em segmentos muito competitivos e em que não atua no Brasil. Cana-de-açúcar e mineração estão entre os alvos da marca. Portanto, a família deve crescer com uma versão rígida vocacional.

DAF CF

Em 2019, a DAF mostrou o CF rígido durante a Fenatran. Mas não revelou quando faria o lançamento. Contudo, os testes locais estão bem adiantados. E o modelo deverá chegar com o mesmo motor do XF.

Em outras palavras, estamos falando do Paccar MX 13. Ou seja, trata-se do seis-cilindros em linha que gera 460 cv de potência e 234,7 mkgf de torque a 2.100 rpm.

Além disso, o câmbio automatizado ZF AS-Tronic de 12 e 16 marchas deve sair de linha. Ao mesmo tempo, com a estreia da nova caixa ZF Traxon, é praticamente certa sua adoção no novo caminhão.

Enfim, o novo modelo tem capacidade de carga de 40 toneladas. Ao mesmo tempo, o suspensão dianteira tem capacidade para 9 toneladas. Ao passo que a traseira é para 32 toneladas.

Foton

No início de dezembro, a Foton lançou dois caminhões. Os modelos da família Citytruck 6.5-15, de 6,5 t, e 11-16, de 11 t de Peso Bruto Total (PBT). Além disso, anunciou que trará o 9-16, de 9 t em 2021.

No entanto, em 2020, a Foton também iniciou os testes no Brasil do TM 2.8. Trata-se de um caminhão a gás semi-leve. A iniciativa é em parceria com a Coopercarga e o Carrefour. O VUC tem motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina que pode rodar também com GNV.

Para tanto, a Foton vai oferecer o TM 2.8 com kit gás da convertedora Convergas. O sistema, que pesa cerca de 170 kg, inclui dois cilindros com capacidade total de 30 m³ de gás. A marca informa que todas as garantias, inclusive para a conversão, serão mantidas. O TM 2.8 pode rodar até 280 km com GNV

A marca de origem chinesa também trará caminhões semipesados vocacionais ao Brasil em 2021. O intuito é preencher o espaço aberto no mercado com o fim da Ford Caminhões.

Iveco

Iveco ampliou a linha Tector. A família tem modelos para atuar nos segmentos de leves a pesados. No entanto, a marca não oferece versões vocacionais do Tector. Como, por exemplo, para cana-de- açúcar. E essa opção pode ser lançada no Brasil em 2021.

Uma das novidades que o Estradão já adiantou é a chegada do Iveco S-Way. O modelo já foi flagrado rodando no País em testes. E o líder da marca na América do Sul, Márcio Querichelli, confirmou que quer trazer o caminhão ao Brasil. 

Caminhão a gás

Além disso, a Iveco deverá lançar no País um caminhão a gás. Ainda não está claro qual vai ser o modelo que a marca fará em Sete Lagoas (MG). Pode ser a versão NP (Natural Power) do Hi-Way, que seria um forte rival do Scania a gás. E também poderá ser o Tector. Se isso acontecer, vai inaugurar a oferta da tecnologia nos segmentos menores, como o de semipesados.

Na América do Sul, a marca oferece o Tector 160E21 na Argentina e o Stralis a gás no Chile. Mas no Brasil, o Stralis não é mais fabricado.

Ao mesmo tempo, a Iveco vai ampliar a linha Daily. A versão de entrada renovada, Daily City chega em 2021. Nesse sentido, tem desenho renovado, parecido com o do restante da gama atual.

Quando lançou a nova geração, a marca manteve a versão de entrada com a cara antiga. Essa opção foi denominada de 35S14. Como é a mais vendida, a Iveco não quis mexer no preço.

Mas, a partir de 2021, com o sucesso da nova linha, todos os modelos passam a ter o mesmo desenho. Assim como as tecnologias. Essas versões de chassi-cabine, furgões e van têm PBT de 3,5 toneladas.

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz estava testando em operações de clientes, desde 2019, o Axor 2544 na versão 8×2. O modelo desenvolvido a pedidos de clientes não são os mais populares em vendas. Por isso, em 2020 a marca da estrela de três pontas concentrou as energias em um dos seus maiores lançamentos: o Actros. No entanto, possivelmente em 2021 o Axor 2544 configurado 8×2 chega ao mercado.

Contudo, ainda não é possível afirmar se o caminhão saíra 8×2 de fábrica ou se a Mercedes-Benz fornecerá o kit para a instalação do segundo eixo direcional em empresas terceirizadas.

Outra aposta é a versão do novo Actros SLT. O modelo é o mais pesado e robusto da marca. Sua capacidade máxima de tração (CMT) é de 500 t. O caminhão, configurado 8×4, é direcionado para operações especiais, no transporte de cargas indivisíveis. Em 2020, a fabricante havia informado que primeiro seria feito o lançamento da família de rodoviários. E que o super pesado chegaria em um segundo momento. Possivelmente em 2021.

Scania

Com o início das vendas dos caminhões movidos a GNV, GNL ou biometano e o sucesso de mais de 50 unidades comercializadas em plena crise pandêmica, nada impede que a Scania aumente a família. Por isso, uma das apostas é uma versão de maior potência e torque. Algo que está nos planos da marca.

O Scania a gás com motor de maior cavalagem pode atender operações com o caminhão 6×4, no transporte com bitrem e rodotrem. Estes são segmentos em que a marca é bastante tradicional.

Volkswagen e-Delivery

Volkswagen e-Delivery é outro lançamento que está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2021. O caminhão 100% elétrico é baseado na plataforma do Delivery 13.180, porém, com maior capacidade de carga de 14 t para compensar as baterias. A partir desse lançamento, existe a possibilidade de a VW ampliar a família de eletrificados com a versão de 11 t de PBT. Modelo que também foi testado pela marca.

Com distância entre os eixos de 3.300 mm, sua bateria de tração é de íons de lítio. A potência é de 200 cv e o torque de 219,4 mkgf.

Volvo

Praticamente todas as marcas renovaram suas principais linhas, com os lançamentos de caminhões pesados. E trouxeram novas tecnologias e gerações mais avançadas de motor e transmissão. Contudo, a Volvo não ficará para trás.

Em fevereiro de 2020, a marca lançou na Europa a nova geração de caminhões pesados da linha F, formada pelos modelos Volvo FH, FM e FMX. No Brasil, a família renovada deve chegar em 2021. E este deverá ser o grande lançamento de 2021, por se tratar de uma ampla família.

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