Categorias
Sem categoria

Renault “lança” caminhão usado para mercados emergentes

Um dos grandes negócios da Renault Trucks atualmente é a negociação de caminhões usados. A demanda tem sido tão grande, que a empresa tem uma Fábrica de Caminhões Usados ​​de Bourg-en-Bresse. E é de lá que vai sair o Renault Trucks T X-64 Euro III, modelo projetado para exportação para a África e países do Oriente Médio.

De acordo com a montadora, veículos usados selecionados passam por processos industriais dedicados, como a troca das longarinas do chassi, suspensão, eixos e a conversão do motor, já que o Renault Série T originalmente tem motor Euro 6, e para venda como X-64, passa a ser Euro 3.

A montadora equipa o modelo com um novo chassi, mais robusto, caixa de câmbio Optidriver com modo off-road, e altera o motor, para que deixe de usar Arla 32, apesar de ainda cumprir o padrão de emissões Euro 3, vigente na África e Oriente Médio.

A conversão é iniciada com a desmontagem de todos os sistemas do Euro 6, como silenciadores e catalisadores SCR, e depois são instaladas peças novas, todas Euro 3. Apesar da mudança, a fábrica certifica a alteração e é garantida a potência e torque originais.

Para aguentar as dificuldades dos países emergentes, o caminhão também recebe filtro de ar e de diesel maiores, já que irá circular por estradas de terra, e provavelmente será abastecido com diesel de menor qualidade.

A suspensão também é elevada, para maior proteção na rodagem em terrenos acidentados. Os sistemas eletrônicos também são atualizados com as novas especificações, e a manutenção poderá ser feita em qualquer loja da rede da Renault Trucks.

O X-64 vem com garantia de fábrica, de 18 meses ou 180 mil quilômetros, que cobre todos os componentes do trem de força do veículo. O preço não foi divulgado.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2021/03/renault-lanca-caminhao-usado-para-mercados-emergentes/