Categorias
Sem categoria

Volvo inicia testes de caminhões pesados elétricos

Dois modelos participam do projeto, um deles como guindaste e outro como betoneira em serviços para canteiros de obras na Suécia

AVolvo dá mais um passo na eletrificação do transporte de carga logo após anunciar produção em série de caminhões elétricos semipesados. A fabricante inicia neste mês os primeiros testes caminhões elétricos pesados em operações reais.

A Swerock, empresa sueca fornecedora de materiais e serviços para construção civil, operará um caminhão FM 100% elétrico como betoneira no transporte de concreto e um FMX dotado de guindaste em obras dentro de centros urbanos.

O projeto encaminha avaliações de desempenho do trem de força, disponibilidade dos veículos e eficiência do sistema de recarga das baterias. Conforme destaca a Volvo, operações de transporte na construção civil exigem caminhões mais potentes e robustos, necessidade que também vale para os modelos elétricos.

“Nossas soluções elétricas precisam atender às demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks.

Os testes responderão como os caminhões elétricos poderão aumentar a eficiência do transporte ao mesmo tempo em que reduz impactos prejudiciais ao ambiente, desde o baixo nível de ruído à ausência de emissão de gases poluentes.

As avaliações também ajudarão a entender como será a eletrificação nas tarefas do dia a dia, “considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, enumera Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks.

A Swerock é um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia. Possui mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto. A empresa também trabalha com reciclagem, para reduzir a necessidade de extração de materiais novos e assumir a responsabilidade ambiental por todo o ciclo de sua operação.

Fonte: https://www.autoindustria.com.br/2020/10/27/volvo-inicia-testes-de-caminhoes-pesados-eletricos/