FENACAT

 (11) 2203-3257

Rua Manoel Corazza, 12
Centro - SBC - SP
CEP: 09720-320

FENACAT Info
Clique para baixar
FENACAT INFO


 
1º Fórum Nacional FENACAT


FENACAT APOIADA PELAS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DE TODOS OS ESTADOS E ENTIDADES DO SETOR DO TRANSPORTE, COMEMORA O SUCESSO DO 1° FÓRUM NACIONAL

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores


“Sucesso Total” assim foi a definição da maioria dos participantes do 1° Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores organizado pela entidade FENACAT (Federação Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores), e com o apoio institucional do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) foi realizado no último dia 22 de outubro de 2010, em São Paulo.

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores A entidade contou com a presença de mais de 100 convidados representantes de Associações e Cooperativas de todos estados principalmente de SP, MG, ES, RS e SC, além de advogados e autoridades da CNT (Confederação Nacional do Transporte), SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região), FENACAM (Federação Interestadual dos Transportadores Rodoviários Autônomos e Bens) – Curitiba – PR e representantes do poder legislativo do estado de São Paulo, Sr. Deputado Major Olímpio PDT – SP e do Rio Grande do Sul o Sr. Deputado Gilmar Sossella – PDT - RS, para discutir o tema “O Cenário atual e o futuro das Associações e Cooperativas e transportadores”.

A Federação recepcionou os convidados com café da manhã servido por volta das oito horas da manhã, oferecido pelos patrocinadores, Banco do Brasil, J Silveira Corretora, RBS Assistência 24 horas, Recuperadora Gaúcha e Sat Control.

Convidado pela Federação o mestre de cerimônia Sr. Gilson Mesquita – Gerente de Produto do Jornal TranspoShop do Grupo Primeira Mão que acompanha a trajetória da entidade desde o início, fez uma belíssima apresentação iniciando os trabalhos do período da manhã por volta das nove horas de acordo com a programação do evento.

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores Após a abertura do Fórum feita pelo Presidente da FENACAT, Sr. Luiz Carlos Neves que conclamou a participação e responsabilidade de todos os presidentes das Associações e Cooperativas a união em torno da Federação, “Esse sentimento de força de vontade e trabalho para o reconhecimento das nossas atividades deve ser refletido sempre que ”sem a experiência nada pode ser sabido”. Assim com a experiência e o conhecimento, que se adensarem ao longo desses anos em que lutamos pelas nossas Associações e Cooperativas estamos ajudando a fazer a história, pois “é o pensamento que se realiza” discursou Sr. Luiz Carlos Neves que em seguida passou a palavra ao Sr. Manoel Sousa Lima Júnior, Vice-Presidente do SETCESP, que manifestou total apoio á FENACAT.

O evento foi abrilhantado com a participação especial do Sr. Geraldo Vianna, diretor da CNT, ex presidente e conselheiro vitalício da ANTC & Logística que foi enfático em afirmar que hoje as Associações são de extrema importância para o segmento e devem também levar em consideração o aspecto social do mercado e não somente o aspecto patrimonial.

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores Com a abertura das palestras o 1° Painel contou com o convidado Sr. Everton Patriota – Diretor da Mega Assessoria Empresarial que acompanha a Federação desde sua formação discorreu sobre, “A importância da FENACAT como órgão regulamentador das Associações” Valorizando a união entre as Associações e Cooperativas, principalmente valorizando o fator humano.

O Deputado Estadual Gilmar Sossella falou sobre a importância das conquistas das Associações e Cooperativas e que a FENACAT deve prosseguir no seu projeto de realizar as audiências públicas em todos os estados para discutir com as autoridades sobre as Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores, Sossella se propôs a realizar uma audiência pública no Rio Grande do Sul e convidou a todos á participar.

Em seguida o Deputado Estadual Major Olímpio, discorreu sobre as formas de apresentar um projeto de lei e lançou aos convidados que seja proposto um projeto de lei por iniciativa popular e representado por diversos Estados, proposta que causou aprovação imediata e favorável dos convidados.

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores A Dra. Virginia Laira  - Jurídico FENACAT e Diretora da V Laira Advogados abriu o 2° Painel com a apresentação das “Associações Regulares e Irregulares”, ressaltando a diferença entre as Associações e Seguradoras, destacou sobre o perigo de proliferação das Associações e Cooperativas irregulares.

No espaço para o depoimento de Presidentes de Associações, Cooperativas e Transportadoras o Sr. Reginaldo Nunes, presidente da Associação ATP de Patos de Minas – MG, falou sobre o dia a dia de Associação que preside. O Presidente da Cooperativa COORAL de Marau – RS, Sr. Adriano Dalacorte, também registrou o funcionamento da Cooperativa, mostrando a realidade de cada Associação.

No período da tarde após o brunch oferecido pelos patrocinadores, foi aberto o 3° Painel, “Transporte – A Realidade dos Caminhoneiros e Transportadores” e para falar sobre o tema “Problemáticas, frete, jornada de trabalho, pedágios e rodovias” foi convidado o Sr. Diumar Bueno, Presidente da FENACAM que por sua experiência no setor de transporte falou com propriedade.

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores Para completar o 3° Painel o Sr. Celso Masson, diretor do SETCESP e secretário-adjunto de Transporte da Prefeitura de Guarulhos, discorreu sobre o ”O Cenário Atual dos Transportes”, destacando alguns índices e pesquisas do setor, assim como, obras e projetos importantes da cidade de Guarulhos.

Federal em Goiás e Diretor da Federal Soluções Técnicas, fechou o painel com dados interessantes e importantes sobre o tema “Segurança – Roubo de Caminhões e Carga”, destacando os principais fatores que influenciam nas estatísticas criminais.

No 4° e último painel o Sr. Cauby Moraes – Diretor da empresa RBS Assistência 24 horas, foi convidado para falar sobre “Benefícios das Associações”, Cauby destacou a importância da existência das Associações, atende este segmento e tem o conhecimento sobre os benefícios oferecidos por elas aos caminhoneiros e transportadores que por sua vez se unem na tentativa de melhorias e sobrevivência da categoria.

No espaço para depoimento o Sr. Eder Augusto - Administrativo da Associação ASSULMIC de Itapeva – MG, contou um pouco sobre a organização da Associação.

1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores O Sr. Geraldo Eugênio de Assis conhecido como “Havengar” – Diretor da Associação ASCARG de Betim – MG e diretor da Revista Entre Vias, falou com o coração sobre toda a luta vivenciada diariamente pelos caminhoneiros, como já foi um dia. Emocionado contou um pouco de sua história, hoje empresário, procura sempre participar dos movimentos que objetiva trazer benefícios para a categoria, em busca de um cenário positivo para uma classe que não possui uma devida atenção, além de apoiador e incentivador nato da FENACAT.

O Sr. Nei Rubens Gervin – Administrativo da APROVESC (Associação dos Proprietários de Veículos de Santa Catarina), também falou sobre o bom desempenho da Associação e da luta de todos para a regulamentação da atividade.

Por volta das dezessete horas e vinte minutos, seguindo a programação da organização do evento o 1° Fórum da FENACAT chega ao fim, com a palavra de encerramento do presidente, que convida á todos para o café servido em seguida oferecido pelos parceiros, “A representatividade da FENACAT foi multiplicada e alcançou um destaque sem paralelo. A nossa luta hoje foi potencializada em função das idéias defendidas e pela unidade e disposição de toda categoria”, finaliza Luiz Carlos Neves agradecendo as autoridades, os palestrantes, os patrocinadores e imensamente todo o trabalho da equipe FENACAT pela excelente organização do evento.

A Federação comemora o resultado a assessora de marketing Amanda Sanzi que acompanha a entidade desde sua formação, desabafa, “Nos empenhamos e nos dedicamos bastante para a realização deste Fórum, é prazeroso quando as expectativas são superadas, conseguimos reunir um número significativo de Associações e Cooperativas de vários estados, além das filiadas. Os temas apresentados despertaram bastante interesse e acompanharam o quanto a Federação está estruturada para representar e defender seus interesses perante os órgãos públicos e entidades privadas”. A assessora jurídica da entidade Dra. Virginia Laira, completou “Colocaremos em prática as sugestões e idéias que aqui foram trocadas com total apoio das autoridades e entidades que aqui estiveram”.

O presidente da Federação Luiz Carlos Neves conclui “Este Fórum marca o início de muitas discussões que iniciaremos em todos os estados onde houver uma Associação e Cooperativa defendendo os interesses dos caminhoneiros e transportadores e juntos com os nossos parceiros e apoiadores vamos virar o jogo e regulamentaremos as nossas atividades.


Assessoria FENACAT


1º Fórum Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores

Fotos: www.officephoto.com.br

FENACAT - Todos os direitos reservados                                                                                                                                                                                                                  Design by: Immaginare