Categorias
Sem categoria

Meritor lança novo eixo para caminhões com até 45 t de PBTC

O eixo Meritor será o substituto do MS-160 que equipa os caminhões VWCO Constellation, DAF XF e demais modelos

Meritor lançou o eixo traseiro MS 160 EVO para caminhões com até 45 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) que rodam em operações de construção, coleta de lixo e de madeireiras. Ele também é destinado a ônibus rodoviários e urbanos.

De acordo com a engenharia da Meritor, essa nova versão pesa 52 kg, 22 a menos que a anterior (74 kg). Isso foi possível graças ao desenvolvimento de um desenho que descarta o uso de fixadores para integrar as caixas do diferencial e do pinhão.

Com isso, a empresa informa que haverá maior eficiência e redução de custo nas operações de transporte. A Meritor informou ainda que o novo eixo precisa de menos manutenção.

O novo eixo substitui o MS-160, o modelo mais vendido da empresa. De acordo com a Meritor, ele equipa os caminhões VW ConstellationDAF XFVolvo VM, Iveco Stralis e Iveco Tector, além dos chassis Agrale MA 17.0 e MT 17.0.

Gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor, Fábio Brandão diz que “o novo eixo pode aumentar o desempenho em aplicações severas”. Isso significa mais tempo do veículo em operação. Além do aumento da durabilidade do equipamento.

Até 14 mil eixos em 2021

A empresa via produzir na fábrica de Osasco, na grande São Paulo, de 13 mil a 14 mil eixos MS-160 EVO até o fim deste ano. O produto é global e vai substituir o MS-160 em outros países, de forma gradual.

No Brasil, a Meritor é uma das principais fornecedoras de eixo e sistemas de drive train. Entre os clientes estão as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco, Agrale e DAF.

Sua linha de produção está concentrada na fábrica de Osasco. Mas a empresa norte-americana informou no ano passado que vai construir uma nova unidade. Será em Roseira, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Com investimento de R$ 200 milhões, terá capacidade inicial para produzir 2 mil eixos por mês. A abertura da fábrica ainda não tem data prevista devido ao impacto do Covid-19 nos mercados globais.

A empresa informou que a fábrica de Osasco não será fechada. A unidade funciona desde a década de 1950.

Eixo elétrico para o Brasil

A Meritor também quer trazer o sistema de eixo elétrico ao Brasil. Contudo, ainda não divulgou quando isso vai ocorrer.

Na Fenatran de 2019, a marca lançou o modelo 14Xe. É o primeiro produto desenvolvido pela Blue Horizon. Essa divisão é global e foca novas tecnologias de mobilidade.

O 14Xe tem motor elétrico central de duas velocidades que se integra ao eixo diferencial trativo. Portanto, essa acomodação libera espaço para as baterias.

O novo eixo vai equipar caminhões com PBT a partir de 16 toneladas. A VWCO deverá ser a primeira cliente do eixo elétrico da Meritor.

Isso porque é a única com um projeto avançado de produção de caminhões elétricos no Brasil. Trata-se do e-Delivery, que começa a ser feito em série nos próximos meses.

Fonte: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/meritor-lanca-novo-eixo-para-caminhoes-com-ate-45-t-de-pbt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *