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Assistente virtual facilita a vida de caminhoneiros em rodovias

Desenvolvido por alunos da USP de Ribeirão Preto, BinoChat fala com os motoristas, resolvendo problemas e promovendo saúde, mas precisa de parceria para se tornar realidade nas estradas

Estima-se que o Brasil possui cerca de 2 milhões de caminhoneiros. Esses profissionais passam semanas longe do lar, em estradas com infraestrutura precária e poucas redes de apoio às necessidades básicas, como alimentação, saúde física e psicológica. Para facilitar a rotina dos motoristas, um grupo de alunos da USP criou o BinoChat, assistente virtual para Whatsapp e Telegram. 

O assistente nasceu em um Hackathon (competição que estimula desenvolvimento de soluções) promovido pelo Grupo CCR, uma das empresas de concessão de infraestrutura em rodovias do País; o tema, “Qualidade de vida e saúde para os caminhoneiros”. Integrante da equipe que idealizou o aplicativo BinoChat, o aluno Alisson Franclin Barbosa de Oliveira, do curso de Matemática Aplicada a Negócios da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da  USP, conta que o assistente pretende resolver problemas do cotidiano do motorista, como “onde comer ou dormir, encontrar pontos de apoio, se eles são grátis ou não, se possuem alimentação de qualidade”. 

O diferencial do Binochat, explica Oliveira, é que, além de resolver problemas relacionados às necessidades básicas, ajuda os caminhoneiros a encontrarem pontos de apoio médico e psicológico. Diz que a ideia surgiu a partir de uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), publicada em 2019, mostrando que 58% dos motoristas não fazem exames de prevenção e cerca de 96% não tratam problemas psicológicos. Em contrapartida, pressão alta, estresse, irritabilidade, baixa autoestima e depressão estão no topo da lista dos problemas que esses profissionais enfrentam.

Com a constatação dessa realidade de vida e saúde dos caminhoneiros brasileiros, o BinoChat foi projetado para apoiar esses trabalhadores da estrada, fornecendo orientações, tão logo receba informações sobre os sintomas do usuário. Oliveira conta que o assistente foi programado para encaminhar os motoristas, necessitados de ajuda, para redes de apoio como os serviços de atendimento em saúde mais próximos ou, até mesmo, para o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Segundo o aluno da USP, o sistema utiliza linguagem simples, bastando apenas o caminhoneiro adicionar o número do assistente no celular e dizer “Oi”. O BinoChat envia opções como rotas, saúde, higiene, emergência e avaliação para o motorista selecionar o que precisa. “A ideia de utilizar processamento de linguagem natural facilita para o motorista. Nós evitamos acidentes só por isso, porque, no momento em que abre nosso assistente virtual, o caminhoneiro não precisa digitar, é só falar o que ele quer”, conta.

O projeto de Oliveira não ganhou a competição, mas o aluno conta que o grupo pretende continuar a desenvolver o assistente e que estão em busca de parcerias para terminá-lo. “Nosso projeto é muito bom para deixarmos morrer depois do Hackathon. Nossa equipe está motivada a fazer a diferença e tenho certeza de que nossa solução vai mudar a vida de muitas pessoas que estão na estrada todos os dias. A ideia é resolver um problema que existe e nós vamos resolver”, afirma. 

O grupo de Oliveira, o BR242, é formado pelos alunos Leomar da Silva e Tomaz Alexandre Macedo Rodrigues dos Santos, ambos da FFCLRP; Paula Cristina dos Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e  Wesley de Oliveira Mendes, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Mais informações: alissonf@usp.br

Fonte: https://jornal.usp.br/universidade/assistente-virtual-facilita-a-vida-de-caminhoneiros-em-rodovias/

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JSL Oferece Canal Exclusivo Para Mais De 8 Mil Caminhoneiros Contra o Novo Coronavírus

Em três meses mais de dois mil atendimentos telefônicos foram realizados para tirar dúvidas, orientar e assistir esses profissionais que prestam serviços essenciais

Desde março, quando a pandemia causada pelo novo Coronavírus chegou ao Brasil, a JSL, líder do segmento de logística no País, tomou uma série de medidas para lidar com os impactos gerados. Rapidamente foi instalado um comitê de crise que analisa cenários, organiza e comunica as iniciativas e as ações de suporte e combate à Pandemia.

Com cerca de 20 mil funcionários próprios, o Grupo ainda conta com mais de 8 mil caminhoneiros autônomos que trabalham para a empresa. Pensando nessas pessoas, foi criado o canal LIGADO EM VOCÊ CAMINHONEIRO, por onde os motoristas recebem orientações de prevenção, dicas de saúde (para eles e para as suas famílias), informações sobre pontos de apoio ao longo das rodovias e, principalmente, toda a orientação, acompanhamento e suporte para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

Entre os 8 mil caminhoneiros terceirizados, que prestam serviço à JSL, mais de 2 mil fizeram contato pelo canal telefônico nos primeiros três meses da quarentena e, atualmente, doze casos suspeitos estão sendo acompanhados pela equipe multidisciplinar oferecida pela empresa. “Como operadores logísticos, entendemos a nossa reponsabilidade de garantir que alimentos e medicamentos continuem chegando à população e para isso, precisamos preservar e cuidar da saúde dos nossos colaboradores, agregados e terceiros garantindo condições de trabalho adequadas”, explica Adriano Thiele, Diretor Executivo da JSL Logística.

A JSL também tem orientado esses profissionais por DDS (Diálogo Diário de Segurança) e também com vídeos, via aplicativo. O Grupo também forneceu álcool em gel para 100% dos motoristas nas suas filiais e entregou cerca de 2 mil cestas básicas e kits alimentação para que eles possam se alimentar nas estradas, quando muitos pontos de alimentação e parada ainda estavam fechados.

Além das ações acima mencionadas, a JSL mapeou, em conjunto com parceiros e clientes, alguns municípios que estavam em situação de extrema vulnerabilidade e doou para essas cidades e seus respectivos hospitais, UBSs e UPAs cerca de 80 mil EPIs, entre máscaras N95, óculos de proteção, aventais e luvas cirúrgicas.

Para o Governo do Estado de São Paulo, a JSL já executou mais de 1.900 viagens sendo desse montante mais de 1.200 viagens destinada a entrega de cestas básicas em centenas de municípios paulistas e também realizamos o transporte de mais de 3.000 equipamentos hospitalares entre respiradores e acessórios, destinados garantindo à população os auxílios governamentais que lhes são oferecidos.

Fonte: https://www.segs.com.br/veiculos/242509-jsl-oferece-canal-exclusivo-para-mais-de-8-mil-caminhoneiros-contra-o-novo-coronavirus

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Caminhoneiros têm acesso à saúde e segurança viária em Barra do Turvo

Iniciativa promovida pela PRF com apoio da Arteris celebra também os 92 anos da corporação, comemorado em 24 de julho

Equipes da Arteris Régis Bittencourt estão trabalhando hoje (21), na altura do km 525 da pista norte da BR-116/SP,  para atender caminhoneiros com exames básicos de saúde e efetuar a revisão mecânica de itens de segurança nos caminhões.

A ação acontece das 9h às 15h, na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Barra do Turvo/SP, em iniciativa intitulada “Comando Heróis da Estrada”, que faz referência a todos os profissionais que atuam nas estradas – e celebra os 92 anos da PRF – comemorado em 24 de julho.  

A celebração ocorre com muito trabalho – com esforços das equipes da Polícia Rodoviária Federal e concessionária na promoção da saúde para prevenção à Covid-19 e segurança viária – na região em que cerca de 14 mil caminhoneiros circulam em média por dia.

Ao fazerem uma parada no local, os motoristas terão acesso a serviços de saúde em estrutura móvel – com exames básicos para verificação de glicemia, acuidade visual e verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC). Além disso, terão acesso também a serviços específicos, como atendimento com fisioterapeuta, consulta odontológica, exame de eletrocardiograma e testes de Covid-19.   

No âmbito da segurança viária, equipes da PRF irão orientar os caminhoneiros sobre conduta segura – a partir do uso de vídeos educativos. Além disso, mecânicos irão inspecionar as condições dos veículos pesados juntamente com uma ação específica para combate e prevenção ao coronavírus – com higienização das cabines dos caminhões. “No dia a dia da operação estamos lado a lado nas pistas – os caminhoneiros fazendo o Brasil girar e a concessionária prestando o suporte operacional essencial nas estradas. Tudo isso sempre sob a presença ativa dos policiais rodoviários federais que trazem segurança para que tudo isso aconteça. Por isso, é motivo de alegria para todos nós celebrarmos os 92 anos da corporação com trabalho na estrada em ação para segurança e saúde dos motoristas”, avalia José Júnior, gerente de operações da Arteris Sul.  

Os 92 anos da Polícia Rodoviária Federal  

A Polícia Rodoviária Federal foi criada no dia 24 de julho de 1928, pelo então presidente Washington Luiz. Neste ano a instituição comemora 92 anos de criação, estando inserida no Artigo 144 da Constituição Federal, que define os órgãos de segurança pública.  

Fonte: https://registro.portaldacidade.com/noticias/regiao/caminhoneiros-tem-acesso-hoje-a-saude-e-seguranca-viaria-em-barra-do-turvo-0849

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FreteBras reforça segurança entre transportadoras e caminhoneiros

A FreteBras, maior plataforma online de transporte de cargas da América do Sul, prepara o lançamento de novas funcionalidades para reforçar a segurança entre transportadoras e caminhoneiros. Atualmente, são mais de 400 mil caminhoneiros cadastrados, quase 10 mil empresas assinantes e mais de 400 mil fretes publicados mensalmente.

“Nossa nova ferramenta permitirá que caminhoneiros e empresas se avaliem na plataforma. Essa funcionalidade aumentará ainda mais a segurança dos usuários na medida em que todos poderão saber como os motoristas e as transportadoras são avaliados antes de seguir com o frete”, explica Bruno Hacad, Diretor de Operações da FreteBras.

As empresas poderão avaliar os caminhoneiros cadastrados no aplicativo em itens como comunicação, condições do veículo, pontualidade, segurança, dentre outros. Já os caminhoneiros terão a possibilidade de avaliar as empresas desde o atendimento prestado até o pagamento do frete, ajudando assim a elevar a qualidade dos fretes e criando maior transparência para a plataforma.

Atualmente, para utilizar o aplicativo da FreteBras, o caminhoneiro precisa realizar seu cadastro informando número do celular e detalhes sobre o tipo do veículo. Além disso, é necessário colocar sua placa e o código do RNTRC, registro emitido pela ANTT. Já as empresas, para poderem publicar seus fretes, são obrigadas a informar CNPJ, email corporativo, telefone e endereço.

“Os motoristas passam por uma validação para poderem ter acesso ao aplicativo e as empresas também passam por uma validação para poderem publicar suas cargas na FreteBras. Nos preocupamos e temos buscado desenvolver cada vez mais melhorias pensando na segurança dos nossos usuários”, complementa Hacad.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/fretebras-reforca-seguranca-entre-transportadoras-e-caminhoneiros_436921.html

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CCR oferece 50 mil consultas médicas gratuitas para caminhoneiros sobre Covid-19

O Grupo CCR, do qual a CCR NovaDutra faz parte, está disponibilizando para caminhoneiros de todo o país 50 mil consultas médicas online gratuitas, via chamada de vídeo, para atendimentos com foco na COVID-19.

Regulamentada em caráter excepcional para o período da pandemia, a telemedicina proporciona aos caminhoneiros um atendimento especializado e de qualidade em relação à COVID-19, de uma forma que se ajusta à rotina deles. Por estarem constantemente em viagem, esses profissionais dificilmente conseguem agendar consultas médicas presenciais, e, ao mesmo tempo, têm muitas dúvidas sobre a doença e seus sintomas.

“O serviço médico oferecido aos caminhoneiros vai contribuir muito para que esses profissionais, que seguem trabalhando para manter o abastecimento das cidades, recebam um atendimento de qualidade, com informações seguras sobre os sintomas da doença e os cuidados para evitar o contágio”, disse o médico José Antonio Coelho Júnior, coordenador do Comitê de Gestão de Saúde Integrada, do Grupo CCR.

Inicialmente, a CCR investiu R$ 1,2 milhão no pacote de consultas, como parte do Plano de Apoio ao Caminhoneiro, que irá desembolsar R$ 5,7 milhões em ações de suporte ao trabalho desses profissionais.

Agendamento das consultas

As consultas médicas poderão ser agendadas pelo site www.ciadaconsulta.com.br/ccr ou por meio da central telefônica da Cia. da Consulta (capitais e regiões metropolitanas: 4000 1001; demais regiões: 0800 444-1001). Os horários disponíveis de consulta serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 14h. Para o agendamento, o caminhoneiro deve informar seus dados pessoais e o número do Renavam do veículo. Antes do horário marcado, ele receberá um link no seu celular, que poderá acessar de onde estiver para a realização da consulta.

“Esse projeto é muito relevante pelo cuidado com a sociedade, pois o caminhoneiro é um profissional que deve continuar circulando e trabalhando durante a pandemia para garantir o abastecimento do país”, explica o fundador e CEO da Cia. da Consulta, Victor Fiss. “Vamos usar o recurso das consultas online da Cia. da Consulta pra oferecer a eles acesso a um serviço de saúde de qualidade, incluindo um trabalho preventivo.”

Os médicos farão um levantamento da saúde dos pacientes, com questionamentos sobre doenças crônicas, histórico familiar e hábitos para entender como esses profissionais cuidam da saúde. Caso seja identificado alguma característica do novo coronavírus ou alguma queixa recorrente, serão oferecidas orientações médicas para garantir a segurança deles. Caso necessário, os médicos poderão recomendar que o paciente procure um pronto-socorro.

Sobre o Grupo CCR: Fundada em 1999, a CCR é uma das cinco maiores companhias de gestão de mobilidade da América Latina, atuando em concessões de infraestrutura em cinco países e também em diversas capitais brasileiras. Responsável pela governança e manutenção de 3.955 quilômetros de rodovias em seis estados, o Grupo CCR também administra aeroportos no Brasil e no exterior, além de serviços de transporte de passageiros em metrô, VLT e barcas, transportando mais de 1,7 milhão de passageiros ao dia.

Sobre a Cia. da Consulta: A Cia. da Consulta é uma rede de clínicas que oferece serviços integrados com alta tecnologia e qualidade médica, relacionando consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 40 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2000 exames laboratoriais e de imagem. A empresa possui nove unidades em São Paulo e Região Metropolitana.

Fonte: https://www.portalr3.com.br/2020/07/ccr-oferece-50-mil-consultas-medicas-gratuitas-para-caminhoneiros-sobre-covid-19/

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Câmara mantém exame toxicológico para caminhoneiros e cria punição para quem não fizer

O projeto de lei 3267/19, criado pelo Poder Executivo no ano passado, altera o Código de Trânsito Brasileiro, e entre outros itens, originalmente excluía a exigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, das CNHs C, D e E.

Apesar da alteração proposta pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no projeto original, os caminhoneiro se mostraram favoráveis ao exame toxicológico, pedindo ainda a ampliação da exigência também para os motoristas das categorias A e B.

Na última semana, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, e seguiu para ser votado pelo Senado Federal nos próximos dias.

O texto editado pelos deputados prevê a manutenção do exame toxicológico obrigatório para os caminhoneiros, e ainda criou uma infração específica para aqueles que não realizarem o exame no prazo estabelecido.

Se o projeto for aprovado pelos senadores como está, manterá o exame obrigatório, que terá que ser feito nas renovações da CNH e também a cada 2 anos e meio, e para motoristas com mais de 70 anos será feito a cada 1 ano e meio.

A infração prevista no projeto é gravíssima, com agravante em cinco vezes, além da suspensão do direito de dirigir por três meses, condicionada ao resultado negativo em novo exame.

*Texto editado em 06 de julho, com alteração de informações sobre os prazos para realização do exame.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2020/07/camara-mantem-exame-toxicologico-para-caminhoneiros-e-cria-punicao-para-quem-nao-fizer/

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VW Caminhões e Ônibus oferece cursos gratuitos para caminhoneiros

Temas das capacitações são direção defensiva, mecânica básica, novas tecnologias, lei da balança e legislação

JESSICA MARQUES

A Volkswagen Caminhões e Ônibus informou nesta quinta-feira, 02 de julho de 2020, que está oferecendo cursos gratuitos para caminhoneiros. Os temas das capacitações são direção defensiva, mecânica básica, novas tecnologias, lei da balança e legislação.

Os cursos serão oferecidos até dezembro de 2020 e têm duração total de seis meses. Os caminhoneiros que concluírem os módulos receberão um certificado de participação do curso.

De acordo com a fabricante, todos são realizados por meio de plataforma EAD (ensino a distância) e serão ministrados em parceria com a SafeD, instrutor reconhecido pelo Detran e pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Confira as datas de cada módulo:

1º Módulo – Direção Defensiva: com quatro aulas, uma por mês, de julho a outubro.

2º Módulo – Mecânica Básica e Novas Tecnologias: aulas on-line liberadas em novembro.

3º Módulo – Legislação e Nova lei da Balança: aulas on-line liberadas em dezembro.

Para acessar, basta fazer o cadastro no site: https://safed.com.br/cursos/treinamento-para-condutores-de-veiculos-pesados/

“O ensino à distância é uma ótima opção para caminhoneiros que querem se especializar e valorizam seu tempo, além de ser uma opção segura de manter a capacitação mesmo em tempos de distanciamento social. Por isso a VW Caminhões e Ônibus decidiu oferecer mais essa ferramenta de aprimoramento aos motoristas e clientes, como forma de enfrentarmos juntos esse período desafiador”, disse Antonio Cammarosano Filho, diretor de Serviços e Pós-Vendas da VW Caminhões e Ônibus, em nota.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/02/vw-caminhoes-e-onibus-oferece-cursos-gratuitos-para-caminhoneiros/

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Como as mudanças no mercado de pagamentos impactam diretamente a vida dos caminhoneiros

O mercado de transporte rodoviário de cargas é um dos mais importantes em um país continental como o Brasil, que tem sua matriz de logística majoritariamente apoiada neste modelo. Cerca de 65% das cargas transportadas aqui são via transporte rodoviário.

Com um volume de R$ 400 bilhões de reais e representando 5% do PIB em 2019, fica claro entender o motivo do governo atuar há 20 anos no processo de regulamentação deste mercado, incluindo a formalização dos pagamentos de frete e pedágio. De pano de fundo a regulamentação, existem diversos fatores que afetam diretamente o ecossistema rodoviário, como a comprovação de renda para caminhoneiros autônomos exigida para acesso a crédito, por exemplo. Outros benefícios que fazem com que a formalização seja de fato benéfica são a garantia de pagamento e recebimento aos players da cadeia e a segurança envolvida.

Porém, até o presente momento, uma fatia bem pequena foi formalizada. Estima-se que 20% dos pagamentos envolvidos no transporte rodoviário esteja dentro da legalidade e isso acontece por diversos fatores. Um deles é a cultura enraizada de motoristas e postos que ainda utilizam a Carta Frete, que existe há mais de 60 anos e funciona como um “vale”, um papel que o caminhoneiro recebe como forma de pagamento para ser trocado durante a viagem por dinheiro e que na maioria das vezes é depreciado nos postos.

Nos últimos anos, o mercado e o governo têm se movimentado com um forte apelo à democratização das operações financeiras e algumas ações que estão em curso serão as que irão aproximar os motoristas do processo de ruptura e bancarização, buscando a regulação de forma orgânica, já que irão gerar benefícios reais e tangíveis. Vale destacar que no Brasil ainda temos 45 milhões de pessoas desbancarizadas, movimentando mais de R$ 800 bilhões por ano.

Uma das mais recentes e talvez a principal ação seja o Pagamento Instantâneo, ou PIX, como está sendo chamado. Anunciada pelo Banco Central em 2019, essa modalidade de pagamento permitirá transações entre duas pessoas, sejam elas físicas e/ou jurídicas, em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a obrigatoriedade de envolvimento dos grandes operadores do mercado, muito conhecidos e pouco flexíveis, como os bancos e adquirentes.

Com isso, será possível abrir um caminho para que instituições menores que atuem com processos digitalizados tenham a oportunidade de deixar a operação mais barata para todos os envolvidos. Além disso, o Banco Central, órgão regulador dos pagamentos instantâneos, estima um custo verdadeiramente baixo por transação, algo próximo a R$ 0,10. A expectativa é que o PIX gere grande impacto em transações como as de TED/DOC, reduzindo consideravelmente seus custos e, principalmente, funcionando 24 horas por dia, como também nas operações de compras em estabelecimentos que poderão ser feitas via QR Code ou Token, através do celular e sem as tradicionais “maquininhas”, cartões e contas em bancos.

Essa evolução também vai ajudar o mercado de pagamentos de frete rodoviário para motoristas autônomos e, em especial, no consumo do diesel, que representa até 50% do valor do frete. Essa será a maior oportunidade de aumento nos lucros mensais dos motoristas, que giram em torno de R$ 3.500. Atualmente, o preço do diesel ainda varia muito entre os meios de pagamento de frete e, muitas vezes, com taxas abusivas e o prazo de pagamento longo, o valor do diesel não se torna mais vantajoso do que a Carta Frete, criando uma fuga da formalização por razões econômicas.

Essa incerteza presente no mercado impacta na velocidade e consistência da mudança cultural e serve como uma barreira ainda que indireta para que os motoristas encontrem a proposta de valor necessária para a mudança de comportamento. Uma vez existindo garantias suficientes de uma redução nos custos, os motoristas irão se engajar para que os pagadores de frete se adequem a essa mudança.

Para os postos, a margem do diesel gira em torno de 8% e as adquirentes e meios de pagamento podem chegar a cobrar no pacote cerca de 3,5% sobre o valor transacionado, fazendo com que elas se tornem “acionistas minoritários” destes estabelecimentos, com quase 50% das receitas sobre o diesel. Esta margem normalmente é repassada fazendo com que os preços do diesel aumentem consideravelmente ao consumidor.

Considerando a aplicação dos Pagamentos Instantâneos no processo de compra de diesel nos postos, poderíamos supor que, ao invés do motorista pagar o litro do diesel com um acréscimo de 3,5%, ele pagaria poucos centavos por transação. Fazendo um cálculo rápido: um motorista autônomo chega a faturar R$ 25 mil por mês em fretes, consumindo R$ 12.500,00 em diesel. A economia mensal dos motoristas com diesel aumentará seu lucro em até 11% ou quase R$ 400,00. Incluindo a economia com transferências bancárias e manutenção de conta o acréscimo no lucro chegaria a 15%.

Se analisarmos este incremento, fica claro o aumento da capacidade de consumo e isso fará os motoristas se esforçarem para receber os fretes pelos meios regulados. Vale destacar que, de acordo com a Confederação Nacional de Transportes, 67% dos motoristas autônomos não tiram férias e 30% ficam mais de 20 dias por mês fora de casa. Diante dessas condições, esse acréscimo financeiro poderia garantir um mês de descanso ou uma jornada de trabalho menor ao longo do ano para os caminhoneiros. E não estamos falando apenas de melhorar a jornada de trabalho. Estamos falando de uma melhoria que impacta diretamente na saúde da categoria.

A mudança no modelo de pagamento também ajudará na inclusão digital, já que essas aplicações são feitas basicamente por um cadastro via celular. Com isso, os motoristas terão melhor acesso a diversos serviços que até então estavam distantes, como os financeiros e de saúde. O lançamento do PIX está previsto para novembro deste ano. O mercado está ansioso pelas mudanças e agora resta esperar para ver.

Artigo de Rafael Fridman, Head de Produtos de Pagamentos da Sotran Logística, uma das maiores transportadoras de cargas do Brasil. O executivo possui vasta experiência em meios de pagamento, tendo liderado a unidade de negócios voltada para caminhoneiros e transportadores na Repom e atuado como gerente da operação de logística aérea e marítima na Presscargo. Graduado em Administração de Empresas pela PUC São Paulo e possui MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/2020/07/como-as-mudancas-no-mercado-de-pagamentos-impactam-diretamente-a-vida-dos-caminhoneiros/

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Programa Roda Bem Caminhoneiro abre 2ª etapa de adesão

A relação dos aprovados será divulgada na primeira quinzena do mês de agosto

OGoverno Federal começou a enviar, por e-mail, os primeiros questionários correspondentes à segunda etapa da adesão do programa Roda Bem Caminhoneiro, voltado a caminhoneiros autônomos interessados em constituir nova cooperativa ou de entidades já existentes.  

Segundo o gerente de projetos da Secretaria Nacional de Inclusão Social Produtiva do Ministério da Cidadania, Fábio Roque, é muito importante ter atenção para responder às questões enviadas, uma vez que elas serão determinantes para a escolha dos beneficiados. “É esse formulário que vai filtrar os grupos de interesse que realmente têm viabilidade e as cooperativas existentes com necessidade de receber o fomento”.

Inscrições 

O questionário deve ser enviado para o e-mail cadastro.rodabem@gmail.com. As inscrições terminam nesta terça-feira (30) para a primeira etapa do processo. A relação dos aprovados será divulgada na primeira quinzena do mês de agosto.

Projeto

O Roda Bem Caminhoneiro é um projeto do Ministério da Cidadania, apoiado pelo Ministério da Infraestrutura, que visa incentivar o cooperativismo entre os caminhoneiros autônomos e melhorar a renda e a qualidade de vida da categoria. Em maio, o Governo Federal liberou R$ 5,8 milhões dos R$ 18 milhões previstos ao longo dos 18 meses de execução.

A iniciativa prevê ações para fornecer infraestrutura, capacitação a distância e assessoramento técnico às cooperativas. Serão disponibilizados 100 kits, um para cada cooperativa, que serão formados por contêineres-escritórios, equipados com depósito, escritório e lavabo, notebook, smartphone e um aparelho de ar condicionado. Haverá também uma rede de pontos de abastecimento de combustível nas sedes das entidades, a ideia é conseguir baratear o preço do óleo diesel.

Produtos como pneus, lubrificantes e peças também poderão ser comprados a preços mais baixos através de um aplicativo do programa, que contará com uma central de compras digital – as cooperativas ficarão responsáveis pelas compras em larga escala, podendo, portanto, vender aos caminhoneiros com preços mais competitivos.

Com informações do Ministério da Cidadania

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2020/06/programa-roda-bem-caminhoneiro-abre-2-etapa-de-adesao